terça-feira, 25 de maio de 2010

Uso e ocupação do solo


Fonte :
http://www.revistarural.com.br/Edicoes/2007/imagens/rev115_solo.jpg


Fonte:

http://gabrielarighetto.files.wordpress.com/2008/01/sao_paulo_cidade.jpg




O solo é um importante recurso natural, e seu uso e ocupação são delimitados pelas atividades que uma sociedade desenvolve em um determinado espaço, tanto urbano, como rural.
É por meio do manejo do solo, com a prática da agricultura que conseguimos grande parte dos alimentos que consumimos. Para facilitar a produção alimentícia o homem desenvolveu tecnologias específicas, como tratores, arados, além de criar mecanismos de irrigação e controle da drenagem.
O surgimento e crescimento das cidades, também impactam os solos. Segundo Vitte e Guerra (2004), o período de construção das cidades é o de maior impacto, devido aos processos erosivos (perda de solo), pois grande parte do solo fica exposto, além das perturbações causadas no terreno.
A ação antrópica modifica a paisagem e pode impactar de forma negativa o recurso natural solo, caso o manejo não seja feito de maneira planejada.
Em uma escala municipal, a regulação do uso do solo é feita através de instrumentos legais: lei de zoneamento, que é delimitada no Plano Diretor do Município, documento que visa o planejamento do uso do solo em um espaço.
Um estudo detalhado das condições de uso e ocupação do solo de uma área colabora para um planejamento municipal, bem como para medidas conservacionistas, de organização urbanística, políticas habitacionais e desenvolvimento agropecuário.
Fontes: ATLAS ESCOLAR HISTÓRICO E GEOGRÁFICO - Ferreira-Cesar Cunha (ed. 2009)
http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/solo.html#degrada
VITTE, Carlos Antônio e GUERRA, A. J. T. Reflexões Sobre a Geografia Física no Brasil. Ed. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2004, 280p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário